Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de junho de 2013



Europeus encontram cidade perdida há mais de 1200 anos no Egito

fonte: Reprodução Site Franck Goddio/Hilti Foundation
Thônis-Héracléion é uma cidade perdida entre a lenda e a realidade. Antes da fundação de Alexandria, em 331 a.C., a cidade conheceu tempos gloriosos como a porta de entrada obrigatória do Egito para todos os navios que vinham do mundo grego. 
Ela também teve uma importância religiosa por causa do templo de Amon, que desempenhou um papel importante nos ritos associados à continuidade da dinastia. A cidade foi fundada provavelmente por volta do século 8 a.C., passou por diversas catástrofes naturais e, finalmente afundou completamente nas profundezas do Mediterrâneo no século 8 d.C..
Antes de sua descoberta, em 2000, pelo Instituto Europeu de Arqueologia Submarina (IEASM), nenhum traço de Thônis-Héracléion tinha sido encontrado. Seu nome foi quase destruído da memória da humanidade, só preservada em textos clássicos antigos e inscrições raras encontradas por arqueólogos. 
O historiador grego Heródoto (século 5 a.C.) nos fala de um grande templo, que foi construído no local onde o famoso herói Herakles deu o primeiro passo rumo ao Egito. Ele também relata a visita que Helena e seu amante Parisfizeram a Héracléion antes da Guerra de Troia.
Mais de quatro séculos depois da ida de Heródoto ao Egito, o geógrafo Estrabão observou que a cidade de Heracleion, que possuía o templo de Hércules, situava-se em linha reta para o leste da Canopus, em uma ramificação do rio Nilo.
Em pesquisa exclusiva que utiliza os mais sofisticados equipamentos técnicos, Franck Goddio e sua equipe da IEASM, em cooperação com o Conselho Supremo de Antiguidades Egípcias, foram capazes de localizar, mapear e escavar partes da cidade de Thônis-Héracléion, que fica a 6,5 ​​km ao largo da costa.
A cidade está localizada dentro de uma área de pesquisa de 11 por 15 quilômetros na parte ocidental de Aboukir. Franck Goddio encontrou informações importantes sobre os marcos antigos de Thônis-Héracléion, como o grande templo deAmon e seu filho Khonsou (Herakles para os gregos). Também levantou informações interessantes sobre o cotidiano dos habitantes da cidade perdida. 
Ele também resolveu um enigma histórico que tem intrigado os egiptólogos ao longo dos anos: o material arqueológico revelou que Héracléion Thônis eram de fato a mesma cidade com dois nomes: Héracléion era como era chamada a cidade pelos gregos enquanto os egípcios a chamavam de Thônis.
Os objetos recuperados nas escavações ilustram a beleza das cidades e sua glória, a magnificência de seus grandes templos e a abundância de evidências históricas: colossais estátuas, inscrições e elementos arquitetônicos, joias e moedas, objetos rituais e cerâmicas - uma civilização congelada no tempo.
A quantidade e a qualidade do material arqueológico escavado a partir do sítio de Thonis-Heracleion mostram que esta cidade conheceu um período de opulência e um pico em sua ocupação do século 6 a.C a 4 a.C.. Isto é facilmente observado na grande quantidade de moedas e cerâmicas deste período.
O porto de Thonis-Heracleion teve inúmeras bacias grandes e funcionava como um centro de comércio internacional. A intensa atividade no porto promoveu a prosperidade da cidade. Mais de setecentos âncoras antigas de várias formas e com mais de 60 naufrágios que datam do século 6 a.C a 2 a.C., também são um testemunho eloquente da intensidade da atividade marítima neste local.
A cidade se desenvolveu em volta do templo e uma rede de canais foi feita em torno da cidade, o que deve ter lhe dado uma aparência de "casa de lago". Nas ilhas e ilhotas, habitações e santuários secundários foram localizados. 
Escavações revelaram aqui material arqueológico de muita beleza, como estatuetas de bronze. No lado norte do templo de Hércules, um grande canal corria pela cidade de leste a oeste e ligava as bacias do porto com um lago no oeste.

quinta-feira, 6 de junho de 2013


Justiça manda União recuperar vila de Paranapiacaba (SP)

O abandono de bens do patrimônio histórico nacional da vila de Paranapiacaba, na Grande São Paulo, está com os dias contados.

Decisão da Justiça Federal publicada nesta semana manda que, em 180 dias, a União apresente um plano de recuperação do lugar, que abriga parte da memória ferroviária do país.

A ordem foi do juiz federal Paulo Bueno de Azevedo, que acatou argumentos de uma ação do Ministério Público do Estado alegando que a vila encontra-se em situação de "completo abandono".

A vila de Paranapiacaba, pertencente ao município de Santo André, é tombada pelo patrimônio nacional e pelo estadual.

Luiz Carlos Murauskas - 31.out.2012/Folhapress
Justiça manda União recuperar vila tombada; funicular que operava no transporte de passageiros entre Santos e Paranapiacaba

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) terá de apresentar um projeto com todas as medidas que serão tomadas e delinear os trabalhos que deverão ser realizados.

À Prefeitura de São André caberá fazer um relatório de todas as restaurações já realizadas, especificando a utilização de verba federal.

A MRS Logística S/A, que administra as instalações férreas do local, deverá cuidar da conservação dos bens localizados no pátio ferroviário. Para a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) ficou o dever de tomar medidas de recuperação dos materiais rodantes e do museu ferroviário.

A multa por descumprimento do prazo é de R$ 5 milhões por mês, para cada um dos réus.

A MRS informou que já cuida da conservação das instalações do pátio, que é estratégico para suas operações, mas vai analisar com detalhes a decisão judicial.

A Prefeitura de Santo André disse que ainda não foi notificada, mas que mandou ao Iphan um projeto de recuperação da área para o PAC Cidades Históricas.

A ABPF disse que não foi notificada, e o Iphan não respondeu à reportagem.

Fonte: Folha de São Paulo, QUINTA-FEIRA, 6 DE JUNHO DE 2013 10H19.

terça-feira, 4 de junho de 2013

05 DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE

1.      CRIAÇÃO DA DATA
A data foi criada em 1972, em um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em Estocolmo na Suécia.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

2.      OBJETIVO DA DATA
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
O objetivo da data é de chamar a atenção para as questões que permeiam os problemas ambientais, como por exemplo, a poluição do ar, do solo e da água, desmatamento e, com isso, a diminuição da biodiversidade e da água potável para o consumo humano, a destruição da camada de ozônio, extinção biológica, dentre outros.

3.      O CENÁRIO BRASILEIRO NO ÂMBITO INTERNACIONAL
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
O país sendo a 6ª economia mundial, tem sofrido a cada dia com a questão do consumo e do descarte dos resíduos sólidos, devido ao aumento do poder aquisitivo da população. Em muitas regiões do Brasil a coleta seletiva ainda é muito fraca o que aumenta a poluição
No Brasil, ainda 35,5% do esgoto urbano não é tratado, segundo ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Levando-se em conta que mais de 88% da população vive nas cidades grande parte dos dejetos domésticos acabam voltando para o ambiente sem nenhum tratamento e contaminando os corpos hídricos.
A grande disponibilidade de água no país muitas vezes trás a falsa impressão de que esse recurso é infinito, porém, os custos gerados para se tratar a água que chega até as nossas residências cresce na medida em que diminui a nossas fontes de captação.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
É perfeitamente possível que cada um cumpra com o seu papel de cidadão, com ações simples, como por exemplo: não jogando lixo nas ruas, evitando o desperdício de água potável, usando menos produtos descartáveis, porém quando usá-los segregá-los de forma correta.

Fonte:
 http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm