Powered By Blogger

História e Fotos de Piranhas - AL

História

Conta-se que em um riacho que é hoje chamado das Piranhas, um caboclo pescou uma grande piranha. Preparou e salgou o peixe, levando-a para sua residência . Lá chegando, verificou que se esquecera do cutelo. E, voltando-se para o filho, disse: - "Vá ao porto da piranha e traga o meu cutelo". Essa versão foi passando por gerações e seria a razão do lugar ter ficado com a denominação de Piranhas. Lendas à parte, o termo é herança dos índios que viviam à margem do São Francisco e que chamavam o local de “Pira + aî”, que ao pé da letra significa “peixe tesoura”. Ou seja, naquele lugar belíssimo, com uma visão indescritível do “Opara”, havia peixes que devoravam um homem ou um animal deixando apenas o esqueleto em questão de minutos.

A cidade de Piranhas foi tombada em 2003 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A preservação do acervo no estilo barroco, dos séculos 18 e 19, demonstram quantas histórias Piranhas tem para contar; como: visita de D. Pedro II em 1859; construção da estrada de ferro em 1881 que marca o início da saudosa Estrada de Ferro Paulo Afonso, que ligava Piranhas ao município de Jatobá, estado de Pernambuco. Construída em 1881 e de estilo barroco, hoje o local abriga a Secretaria Municipal de Cultura, uma lojinha de artesanato e o Museu do Sertão, contendo em seu acervo peças do dia a dia do sertanejo e da época do cangaço,e o extermino de Lampião o maior mito do Cangaço em 1938. A cidade foi palco de um dos maiores acontecimentos da história do Brasil: expôs em praça pública as cabeças de Virgulino Ferreira da Silva, Maria Bonita e nove cangaceiros. Aliás, parte da história do município e do cangaço está guardada no Museu do Sertão, localizado na antiga Estação Ferroviária.

Não há nada que supere a beleza paisagística do lugar, e nas noites de luar, nos mirantes ou nos restaurantes à margem do rio os seresteiros entoam canções; declaram paixões acompanhadas de deliciosos pratos da culinária regional, em destaque o Pitu, um tipo camarão grande, retirado das águas do rio. Piranhas têm as trilhas do Rio Capiá; da Via Férrea, do Mirante do Talhado, da Pedra do Sino e outras, que entre montanhas, exuberante vegetação da caatinga e vários sítios arqueológicos, são testemunhas da historia do sertão.

Na década de 80 foi construída a Usina Hidrelétrica de Xingó, a segunda do Brasil que se tornou um grande atrativo turístico. As águas represadas formam um imenso lago, favorecendo passeios de saveiros e catamarãs nas águas de cor verde-esmeralda, e entre paisagens maravilhosas, como, por exemplo, o cânion, monumento da natureza que mais parece imaginário de tanta beleza, uma parada no Lago do Talhado é ideal para um refrescante mergulho. Vários filmes foram gravados tendo como cenário a sede do município, a exemplo de “Bye Bye Brasil” de Cacá Diegues em 1979, e “Baile Perfumado” de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, de 1997.

O folclore faz parte da cultura popular. São vários grupos de reisados e bandas de pífanos que alegram as festas populares. Outro atrativo que resgata a história de quem rio acima e rio abaixo trazia ou levava mercadorias para Piranhas, é a canoa de Tolda, tipo de embarcação dos anos 50, restando hoje apenas dois exemplares, dos quais um foi restaurado para manter viva e enriquecer ainda mais a cultura do sertanejo. O povoado de Entremontes, que faz parte do município, é conhecido nacionalmente pelo artesanato rico em formas e pontos. São lindas peças em redendê e ponto-de-cruz, as bordadeiras mostram a sensibilidade que brotam de suas mãos.

Consta que o arraial data do século XVIII. Na região, predominaram duas famílias: os Feitosa e os Alves. A localidade era, a princípio, conhecida como Tapera. Com o decorrer do tempo, longe de escombros e prédios espalhados, passou a ser uma povoação organizada, o nome das "Piranhas" foi-se estendendo desde o riacho até a povoação. O estabelecimento da navegação a vapor, em agosto de 1867, fazendo o percurso Penedo-Piranhas, veio dar novo impulso ao município. Entretanto, o maior fator de desenvolvimento deve-se à construção da estrada de ferro. No ano de 1887 foi criada a Vila com território desmembrado de Pão de Açúcar e Água Branca.

Fotos

































Informações históricas: http://www.wikialagoas.al.org.br/index.php/Piranhas
Imagens: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário