05
DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE
1. CRIAÇÃO DA DATA
A data foi criada em 1972, em um encontro
promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em Estocolmo na Suécia.A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
2. OBJETIVO DA DATA
Nessa reunião, criaram-se vários documentos
relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da
humanidade e dos governantes diante do problema.O objetivo da data é de chamar a atenção para as questões que permeiam os problemas ambientais, como por exemplo, a poluição do ar, do solo e da água, desmatamento e, com isso, a diminuição da biodiversidade e da água potável para o consumo humano, a destruição da camada de ozônio, extinção biológica, dentre outros.
3. O CENÁRIO BRASILEIRO NO ÂMBITO
INTERNACIONAL
A partir de 1974, o Brasil iniciou um
trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio
Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de
cada um diante da natureza.O país sendo a 6ª economia mundial, tem sofrido a cada dia com a questão do consumo e do descarte dos resíduos sólidos, devido ao aumento do poder aquisitivo da população. Em muitas regiões do Brasil a coleta seletiva ainda é muito fraca o que aumenta a poluição
No Brasil, ainda 35,5% do esgoto urbano não é tratado, segundo ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Levando-se em conta que mais de 88% da população vive nas cidades grande parte dos dejetos domésticos acabam voltando para o ambiente sem nenhum tratamento e contaminando os corpos hídricos.
A grande disponibilidade de água no país muitas vezes trás a falsa impressão de que esse recurso é infinito, porém, os custos gerados para se tratar a água que chega até as nossas residências cresce na medida em que diminui a nossas fontes de captação.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
É perfeitamente possível que cada um cumpra com o seu papel de cidadão, com ações simples, como por exemplo: não jogando lixo nas ruas, evitando o desperdício de água potável, usando menos produtos descartáveis, porém quando usá-los segregá-los de forma correta.
Fonte:
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário