Powered By Blogger

terça-feira, 4 de junho de 2013

05 DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE

1.      CRIAÇÃO DA DATA
A data foi criada em 1972, em um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em Estocolmo na Suécia.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

2.      OBJETIVO DA DATA
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
O objetivo da data é de chamar a atenção para as questões que permeiam os problemas ambientais, como por exemplo, a poluição do ar, do solo e da água, desmatamento e, com isso, a diminuição da biodiversidade e da água potável para o consumo humano, a destruição da camada de ozônio, extinção biológica, dentre outros.

3.      O CENÁRIO BRASILEIRO NO ÂMBITO INTERNACIONAL
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
O país sendo a 6ª economia mundial, tem sofrido a cada dia com a questão do consumo e do descarte dos resíduos sólidos, devido ao aumento do poder aquisitivo da população. Em muitas regiões do Brasil a coleta seletiva ainda é muito fraca o que aumenta a poluição
No Brasil, ainda 35,5% do esgoto urbano não é tratado, segundo ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Levando-se em conta que mais de 88% da população vive nas cidades grande parte dos dejetos domésticos acabam voltando para o ambiente sem nenhum tratamento e contaminando os corpos hídricos.
A grande disponibilidade de água no país muitas vezes trás a falsa impressão de que esse recurso é infinito, porém, os custos gerados para se tratar a água que chega até as nossas residências cresce na medida em que diminui a nossas fontes de captação.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
É perfeitamente possível que cada um cumpra com o seu papel de cidadão, com ações simples, como por exemplo: não jogando lixo nas ruas, evitando o desperdício de água potável, usando menos produtos descartáveis, porém quando usá-los segregá-los de forma correta.

Fonte:
 http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário