Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Macaé, RJ, completa 200 anos de história e hospitalidade


Fundada em 1813, a cidade continua recebendo migrantes e imigrantes.
Da colônia de pescadores a potência na exploração petrolífera mundial.

Júnior Costa
Do G1 Região dos Lagos


Macaé antiga (Foto: Divulgação)Macaé na década de 1960 quando ainda era uma vila de pescador. (Foto: Divulgação)
Macaé celebra nesta segunda-feira (29) o aniversário de 200 anos de fundação da Vila de São João de Macaé, em 29 de julho de 1813. O município, estabelecido apenas em 25 de janeiro de 1814, estava longe de ser a atual “Capital Nacional do Petróleo”, mas já tinha uma característica que permanece até os dias de hoje: a sedução de migrantes e imigrantes para o trabalho e prosperidade.
Segundo a história, com a expulsão dos jesuítas, em 1795, por ordem do Marquês de Pombal, a localidade recebeu novos imigrantes vindos de Cabo Frio e de Campos para ocupar as terras já apaziguadas. O povoado progrediu, surgiram novas fazendas e engenhos. 
Macaé 200 anos (Foto: Divulgação/Petrobras)Porto de Imbetiba quando Macaé começa a receber empresas offshore. (Foto: Divulgação/Petrobras)

Atualmente, a expansão petrolífera faz com que a cidade de Macaé continue recebendo, a cada ano, centenas de trabalhadores ligados aos ramos offshore e onshore. No último censo publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Macaé possuía 206.728 habitantes, mas há quem diga que esse número foi superado e com folga por conta da chegada de novos trabalhadores na cidade. E essa especulação fez com que o mesmo IBGE projetasse para o ano passado a população macaense em 217.951 pessoas.

Banhada pelo Oceano Atlântico, Macaé acabou sendo batizada carinhosamente como a “Princesinha do Atlântico”. O município tem uma área total de 1.216 quilômetros quadrados, correspondentes a 12,5% da área da Região Norte Fluminense. A cidade está dividida em seis distritos - Sede, Cachoeiros de Macaé, Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Sana.

De qualquer ponto dos 23 quilômetros de litoral é possível visualizar uma embarcação envolvida na exploração de petróleo que, até o ano de 2011, possuía 276 indústrias ligadas ao segmento offshore. Por conta do destaque na produção petrolífera a cidade abriga a terceira maior feira do segmento do mundo a cada dois anos. A última foi realizada em junho deste ano. 
Macaé comemora 200 anos (Foto: Romulo Campos/Divulgação)Vista de Macaé já com embarcações de exploração de petróleo no litoral. (Foto: Romulo Campos/Divulgação)

O Produto Interno Bruto (PIB) per capita ultrapassa os R$ 50 mil, segundo números do IBGE. De acordo com dados da administração municipal, Macaé é responsável por 80% da produção de petróleo e 47% da produção de gás natural do país. Por conta disso, 10% da sua população é de estrangeiros.

Curiosidade

Quanto ao nome da cidade, hoje já existe um acordo entre tupinólogos de que, o mais provável, é que o termo 'Macaé' provenha do popular e delicioso “coco de catarro”, ou seja, do fruto da macabaíba, que sobre um campo azul ornamenta a bandeira da cidade.

Fonte: http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2013/07/macae-rj-completa-200-anos-de-historia-e-hospitalidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário