Powered By Blogger

terça-feira, 30 de julho de 2013

PALÁCIO DA LIBERDADE


ExposiçãoExposição informativa usa imagens de arquivo e animações

PUBLICADO EM 30/07/13 - 03h00

Foi inaugurado ontem o projeto museográfico “Palácio da Liberdade: Memórias e Histórias”, que ocupa 30 cômodos do prédio a instalado na praça da Liberdade em 1897 e que será aberto a visitação nos fins de semana e nos feriados a partir deste domingo. Permanente, a mostra marca o reconhecimento do espaço, com acervo histórico, arquitetônico, artístico e memorialístico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), como o oitavo museu do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

“O objetivo é recordar as experiências de vida dos ex-governadores do Estado, utilizando as tecnologias mais modernas. Dessa forma, será possível avaliar os aspectos do tempo em que cada um deles viveu”, explica o governador ntonio Anastasia, durante a solenidade de abertura da exposição. O evento também contou com a presença da secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, e de vários outros convidados, inclusive familiares de ex-governadores.

Instalada no térreo e no primeiro andar do Palácio da Liberdade, a exposição informativa usa imagens de arquivo e animações para simular diálogos entre personalidades políticas.

Para o museógrafo Marcello Dantas, que foi também responsável pelo projeto do Museu das Minas e do Metal, a ideia de acolher essas histórias movimenta uma restauração simbólica do espaço, a partir da circulação de memórias às vezes pouco conhecidas. “A partir disso, podemos entender vários aspectos inclusive da história do Brasil que de alguma forma convergem para esse espaço”, diz.

Já a arquiteta Glaucia Branco acrescenta que foi ressaltada, nas intervenções, a ideia de elemento-surpresa. “Foram colocados objetos com sensores de presença que reagem ao deslocamento das pessoas”, afirma a especialista.

Fonte: http://www.otempo.com.br/cidades/exposi%C3%A7%C3%A3o-retoma-hist%C3%B3ria-de-governadores-de-minas-1.688656

Nenhum comentário:

Postar um comentário